FIQUE POR DENTRO
Estudantes de países do Mercosul visitam TSE
O Programa Teixeira de Freitas de intercâmbio acadêmico jurídico-cultural, que é um estímulo à cooperação que valoriza a criação de um diálogo regional acadêmico na área jurídica nos países do Mercosul e associados, organizou a visita de dois estudantes, um equatoriano e uma chilena, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
Os dois estudantes fazem estágio profissional no Supremo Tribunal Federal (STF) e são alunos da Universidade de Brasília (UnB).
Ambos foram recebidos pelo juiz auxiliar da Presidência do TSE, Paulo Tamburini, que apresentou particularidades dos sistema eleitoral brasileiro tirou todas as dúvidas e curiosidades do estudantes sobre o tema. O juiz também apresentou a urna eletrônica e disse que “cada povo tem que achar uma solução que seja adequada a ele”, ao falar sobre o interesse de diversos países no sistema brasileiro.
“No Brasil, temos solução brasileira para a eleição brasileira”, afirmou Tamburini. No entanto, o juiz ressaltou que o Brasil já prestou consultoria a diversos países sobre a realização de eleições, como Argentina, Palestina e Congo, entre outros.
Os visitantes tiveram a oportunidade de também conhecer o Espaço da Urna e o Museu do TSE.