Promovemos os interesses dos empresários do Mercosul desde 1991 em todo o mundo.
Visitas: 7.659.647 | Email: info@ccmercosul.org.br | Telefone: +55 (11) 5524-6370
VOLTAR

Notícias da Câmara

Roberto Rodrigues recebe o título de Eminente Engenheiro do Ano 2018.
Instituto entrega 56º título durante comemoração dos 102 anos de fundação da Casa.

O engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues recebeu o título de Eminente Engenheiro do Ano 2018, durante cerimônia em comemoração aos 102 anos do Instituto de Engenharia, em evento no Centro Fecomercio. A escolha de Roberto Rodrigues ao título foi um reconhecimento "à sua atuação no Agronegócio, na agricultura familiar, no cooperativismo e na educação", como destacou Eduardo Lafraia, presidente do Instituto de Engenharia, durante seu discurso. Lafraia também apresentou os diversos projetos Brasil desenvolvidos pelo Instituto, entre os quais o "Ocupação sustentável do território nacional pela ferrovia associada ao agronegócio" e "Brasil: alimentos para mundo". O homenageado foi saudado por Pedro Parente que, em 2017, recebeu o mesmo título. Parente destacou a vanguarda de Roberto Rodrigues frente ao cooperativismo e a sua contribuição para o avanço e a transdiversos projetos Brasil desenvolvidos pelo Instituto, entre os quais o "Ocupação sustentável do território nacional pela ferrovia associada ao agronegócio" e "Brasil: alimentos para mundo". O homenageado foi saudado por Pedro Parente que, em 2017, recebeu o mesmo título. Parente destacou a vanguarda de Roberto Rodrigues frente ao cooperativismo e a sua contribuição para o avanço e a transformação do agronegócio no Brasil, sendo também uma referência internacional no setor. "Neto, filho e pai de engenheiros agrônomos e agricultores, seu compromisso com o agronegócio é um compromisso familiar", disse Parente, que também destacou sua liderança na vida pública: "reestruturou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, abrindo as portas para negociações internacionais. Criou a Lei dos Orgânicos e avançou em leis relacionadas à tecnologia. Encerrou dizendo: "tão grande nome, nenhum elogio alcança". Formado em 1965 pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" ESALQ-USP, Roberto Rodrigues ressaltou, em seu discurso, o carinho pela universidade e o quando ela está intrínseca na sua família. "A ESALQ é uma presença constante na minha estrada. Meu pai se formou lá, tenho quatro filhos e dois se formaram lá também, assim como outros membros da família." Ele destacou o papel desafiador que o Brasil tem pela frente de ser o protagonista na base da segurança alimentar no mundo. "Existe um trabalho da OCDE -[Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico] que começou a tratar da segurança alimentar, a partir de uma premissa da ONU de que, 'não haverá paz, onde houver fome'. O trabalho mostra que, em dez anos, a oferta mundial de alimentos tem que crescer 20% para que haja comida para todos os países do planeta. E eles ressaltam o seguinte: para que o crescimento da produção mundial de alimentos seja de 20%, o Brasil tem que crescer 40%. Vejam que extraordinário desafio temos aqui!"

Rodrigues afirmou que, mais do que tudo, é um desafio para a Engenharia brasileira. "Temos que investir em ciência, renovação tecnológica e pesquisa. Estamos recebendo da história o desafio fantástico de alimentar o mundo", concluiu.

Participaram deste evento a Câmara de Comércio e do Mercosul com o presidente Lic.Miguel Lujan Paletta, e o diretor de negócios Internacionais Gilmar Barbuti.
Publicidade
PUBLICIDADE

Câmara de Comércio do Mercosul e Américas

+55 (11) 5524-6370
info@ccmercosul.org.br

Desenvolvido por: Agência WebSide