Promovemos os interesses dos empresários do Mercosul desde 1991 em todo o mundo.
Visitas: 7.662.509 | Email: info@ccmercosul.org.br | Telefone: +55 (11) 5524-6370
VOLTAR

Notícias da Câmara

Presidente da Câmara de Indústria e Comércio do MERCOSUL no Palácio de Karnak em Teresina ,Piauí, com o Governador Estadual Wellington Dias.
Piauí busca alavancar comércio exterior em parceria com Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul

O governador Wellington Dias e a vice-governadora Regina Sousa receberam, nessa segunda-feira (22), no Palácio de Karnak, a visita do presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul e Américas, Miguel Lujan Paletta e o Prefeito de Porto, Dó Bacelar. Em pauta, uma proposta de cooperação para alavancar o comércio exterior do Piauí, facilitando os processos de importação/exportação e atraindo empresas e indústrias de outros países.

A entidade enxerga no território piauiense oportunidades em várias áreas. O propósito é montar uma base em Teresina e subcomitês em municípios considerados estratégicos. "Um estado que tem de tudo, muita matéria-prima que o mercado mundial está necessitando. Vamos nos organizar em um trabalho conjunto", pontuou Miguel Palleta.

O governo vê com bons olhos a parceria com o Mercosul. Wellington destacou diversos pontos da política de atração de investimentos, que o estado vem implementando. Entre outras coisas, ressalta-se os incentivos fiscais; regularização fundiária e facilitação na aquisição de terras; integração com governos municipais e federal; além do esforço concentrado da equipe de governo para desburocratização e agilização do processo para abertura e instalação de novas empresas. Outro diferencial, as câmaras setoriais devem apresentar aos membros do Mercosul um panorama específico de cada área propícia a investimentos.

A cidade de Porto, no norte do Piauí, deve receber os primeiros investimentos oriundos da intermediação com a Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul e Américas. Umas das obras previstas é a construção de uma pista de pouso de aeronaves. Os novos negócios exigem entre outras coisas, avanços em serviços específicos como estrada, energia e telecomunicação. Dias acionou as secretarias respectivas para a adoção de providências.

"Algumas ações de infraestrutura citadas vão constar nesse termo de cooperação. A ideia é termos para a região de Porto, um polo que possa garantir segurança por atender requisitos na área de investimentos para o norte do Piauí", pontuou Dias.

Wellington lembrou que o Piauí tinha uma pauta de exportações insignificante, quando ele chegou ao governo em 2001. Três anos após o início do mandato, o estado comemorou a marca de R$ 100 milhões em produtos exportados. Para 2020, a meta é atingir R$ 1 bilhão em exportações.

"O Mercosul é nosso mercado comum. É importante que a Câmara de Comércio tenha descoberto o Piauí e por meio de Porto, abrir espaço para investimentos em todo o Piauí", considerou Regina Sousa.

Participaram da audiência os secretários de Estado do Planejamento, Antonio Neto; Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Igor Néri; , Diretor de Relações Governamentais Lauri Alves; São João do Piauí, Gil Carlos; São João do Arraial, Vilma Limma; o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de Água Branca, Jonas Moura; Neusa Machado, que vai dirigir o comitê do Mercosul no Piauí.
Publicidade
PUBLICIDADE

Câmara de Comércio do Mercosul e Américas

+55 (11) 5524-6370
info@ccmercosul.org.br

Desenvolvido por: Agência WebSide