Promovemos os interesses dos empresários do Mercosul desde 1991 em todo o mundo.
Visitas: 7.879.795 | Email: info@ccmercosul.org.br | Telefone: +55 (11) 5524-6370
VOLTAR

Notícias da Câmara

A sede do CCMercosul está instalada em Bucaramanga Colombia.

O Mercosul, por meio de seu Instituto de Altos Estudos, terá sede própria na capital Santander.  A instalação oficial na UDES.

Com a presença de renomados representantes de empresários, governos e bancos internacionais, a sede da Câmara de Comércio Internacional do Mercosul está inaugurou, no dia 15 de junho em Bucaramanga, assim como a mesa oficial desta organização que inclui países da América do Sul, Europa e Leste.

Esta entidade vai funcionar, em campus principal da Universidade de Santander, UDES.

O dia protocolar é cumprido às 5h00 de 15 de junho nas imediações do edifício Yariguíes daquele centro de ensino superior.

Vale lembrar que, em março passado, a UDES já havia anunciado que o Instituto de Altos Estudos para o Mercosul funcionará em seu campus em Lagos de Cacique, iniciativa que busca favorecer empreendedores da região, por meio de programas acadêmicos e projetos de extensão.

O objetivo desta aliança é trabalhar lado a lado com os empresarios de Santander, Norte de Santander, Cesar e Arauca, para promover a comercialização de produtos e atrair investimento estrangeiro.

Segundo Gabriel Cáceres, Diretor Nacional da Câmara do Mercosul na Colômbia, "é valioso que a mesa oficial desta organização esteja instalada no Departamento, pois isso trará para esta região porta-vozes do setor bancário de várias partes do mundo, que poderão contribuir com recursos em favor de projetos que resultem em maior progresso para o Santander".

Dessa forma, espera-se que a chegada do Mercosul à região beneficie empresários e governos locais.

Entre os convidados internacionais que esteve presentes na cerimônia oficial estão o secretário-geral do Parlamento do Sul, Hulberto Benedetto, o presidente da Câmara do Mercosul, Lic.Miguel Lujan Paletta, o consultor do Banco de Desenvolvimento do Brasil, Dr. Ricardo Fernandez Nogueria o presidente do Banco Russo, Juan Yendys  o presidente do Banco de Habitação da República Dominicana, o representante do Banco de Luxemburgo e diplomatas de países como a Venezuela.

Durante o dia, haverá um ato formal de posse do Mercosul na Colômbia e uma socialização da atividade econômica e bancária será desenvolvida por meio dessa organização.

Foi oficializada uma tabela prévia com alguns empresários da região, na qual foram analisados projetos de investimento, como o trem binacional que está previsto para ser construído entre Colômbia e Venezuela, além da construção de corredores rodoviários em Magdalena Medio.

"Para o investimento privado, poderiam ser alocados 1.200 milhões de dólares; e para investimento público na América Latina há um saco de um trilhão de dólares, do qual a Colômbia pode participar, desde que possam ser processados por meio do Fundo Nacional de Royalties, que tem que ser por meio de uma entidade territorial", disse Cáceres.

Lic.Miguel Lujan Paletta, presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul e das Américas: "Essa sede, que chega ao Santander, terá um papel fundamental em diferentes setores produtivos e em instituições como a própria Câmara de Comércio. Na UDES, em conjunto com o Instituto de Estudos Superiores, grandes iniciativas serão conduzidas".

Rogelio Lino, presidente do Grupo Vexper: "Com o Mercosul poderemos liderar projetos de energia renovável e mobilidade urbana. A chegada do Mercosul ao Santander permitirá que a região recupere sua liderança empresarial e promova a internacionalização."

Humberto Benedetto, presidente do Bloco de Integração Democrática do Mercosul: "O Santander tem todo o potencial de desenvolvimento e não tem nada a invejar ao resto do país ou ao resto do continente".

Fernando Vargas Mendoza, presidente da Assembleia Geral da UDES: "Este fato é transcendental para a região, pois traz representantes do setor bancário internacional que poderiam fornecer recursos para empreender e alavancar projetos de investimento público e privado".

Alejandro Sirit, diretor internacional do Instituto de Altos Estudos do Mercosul: "Busca favorecer a comunidade educacional, por meio de programas acadêmicos e projetos de extensão. O objetivo dessa aliança é fortalecer a questão da educação na região".

Publicidade
PUBLICIDADE

Câmara de Comércio do Mercosul e Américas

+55 (11) 5524-6370
info@ccmercosul.org.br

Desenvolvido por: Agência WebSide